domingo, 30 de maio de 2010

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 129

- Legion of Super-Heroes 267 (Setembro de 1980)

Histórias:

* "The Grounded Legionnaires" - Escrita por Paul Kupperberg, desenhada por Steve Ditko

Steve Ditko.

Apesar de ser mais conhecido por ser um dos primeiros desenhistas do Universo Marvel (onde foi o primeiro artista a desenhar personagens como Homem-Aranha e Doutor Estranho), Steve Ditko também seguiu o mesmo caminho de outro dos fundadores da editora concorrente, Jack Kirby, partindo para a DC Comics (jogada editorial do esperto Carmine Infantino, que não queria perder espaço para poderosa Marvel). Na DC Comics, Ditko foi também responsável pela criação de personagens célebres como Shade, Rastejante, Rapina e Columba, Besouro Azul... entre outros.

Nas páginas da Legião dos Super-Heróis, Ditko participou de pequenas histórias secundárias que tinham lá seu charme sessentista. Seu traço, datado, poderia incomodar quando comparado ao lado de desenhistas mais realistas, mas chegava próximo a se adequar aos anos 80 graças a Dave Hunt, finalista oficial da série. Curiosamente, o desenhista da história principal, Jimmy Janes, trazia um traço muito parecido com a Marvel... muito provavelmente devido a acirrada guerra editorial necessária para sobrevivência entre editoras concorrentes.

Nessa curta história, ficamos sabendo como surgiu o anel de vôo dos legionários, criado a partir de um elemento antigravitacional surgido do teste de Mon-El para ingressar no grupo (e dá-lhe anos 60). Curiosamente, esse mesmo anel seria usado (e roubado), futuramente, pelo herói Gladiador Dourado, que fez uma infâme dupla com o herói Besouro Azul, criação de Ditko para a DC.

Nenhum comentário: