terça-feira, 25 de maio de 2010

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 124


- Superboy and the Legion of Super-Heroes 241 (Julho de 1978)

Histórias:

* "Prologue to Earthwar" - Escrita por Paul Levitz, desenhada por James Sherman

Shvaughn Erin.

A oficial Shvaughn Erin surge no começo da Guerra Terrestre e irá se tornar a mais importante personagem coadjuvante das aventuras da Legião dos Super-Heróis. Serve como principal representante da força policial do século XXX, a Polícia Científica. Seria como se fosse uma espécie de relacionamento que o Comissário Gordon tem com o Batman. Exceto... por um pequeno detalhe... Ou melhor... dois detalhes...

Shvaughn surge discretamente e num momento de grande movimentação entre os legionários. Tanto que nem dão muita atenção para os alertas que ela veio trazer. Com o tempo, ela iria se integrar mais ativamente ao grupo e até iniciaria um relacionamento com o legionário Transmutador. Esse é o primeiro detalhe que faria toda a diferença em sua aparições.

O segundo grande detalhe é que... bem... O romance com o Transmutador é um dos mais duradouros nas aventuras da Legião e os leitores quase que já ligam o nome de Shvaughn ao do herói. Por isso, estranhou-se quando foi revelado que ele era... bissexual! Mas (acreditem) isso era uma reviravolta menor do que se esperava. Acontece que "A" oficial Erin, na verdade, era "O" oficial Erin. Ele (ou ela, como queira), utilizava um composto conhecido como Pro-Fem para se tornar uma mulher. Ou seja, Transmutador era bissexual e isso combinava direitinho com sua namorada... transsexual!

Uma das abordagens sexuais mais controversas dos quadrinhos, com certeza. Isso, na verdade, foi se desenvolvendo em aventuras futuras e fez parte das reformulações que os roteiristas desenvolveram com o passar dos anos. A "confusão ordenada" era fruto justamente da troca de escritores da série, que iniciavam uma idéia, por alguma imposição da editora tinham que mudar seus planos, saíam por discordar da direção e entregavam a outros escritores, que tinham que, de alguma forma (alguma forma, mesmo!) dar continuidade as idéias dos escritores anteriores, por mais milaborantes que pudessem parecer.

Nenhum comentário: