segunda-feira, 26 de abril de 2010

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 97


- Superboy 184 (Julho de 1972)

Histórias:

* "Curse of the Blood-Crystals" - Escrita por Cary Bates, desenhada por Dave Cockrum

Dave Cockrum.

Dave Cockrum estréia nessa aventura como principal desenhista da série Legião dos Super-Heróis. Ele já havia artefinalizado os desenhos de Murphy Anderson na edição 184 e seu trabalho agradou a ponto de trocar de funções com seu parceiro (Anderson, agora, finaliza o trabalho de Cockrum). De fato, a mudança visual nas histórias é notável e o desenhista também seria responsável pelas principais alterações no visual dos uniformes dos personagens.

Por falar em uniformes, o visual geométrico que Cockrum dava aos uniformes de seus personagens era uma das principais características de seu trabalho. Não só reformulou a Legião conhecida até então, como também criou novos personagens através dos novos uniformes que bolava. Essa trabalho ainda seria mais evidente quando o desenhista fosse para a editora Marvel, onde recriou uma nova geração de X-Men, como Tempestade, Colossus e Noturno. Este último, inclusive, era um personagem inicialmente criado para participar do universo futurístico da Legião dos Super-Heróis. Como não foi aceito, Cockrum aproveitou para torná-lo parte dos mutantes da Marvel... e Noturno desenvolveu-se como um dos mais populares personagens daquela equipe.

Nessa aventura, vemos Superboy derrotando o vilão Mordru de uma forma que anulava seus poderes místicos: enterrando-o vivo. Antes de ser derrotado, Mordru lança uma série de jóias cor de sangue contra o herói, mas esse, utilizando sua superforça, joga-as no espaço.

Séculos depois, as mesmas jóias lançadas pelo Superboy são encontradas pelos legionários Camaleão e Ultra-Rapaz. Este último volta a Terra e conta sobre a descoberta para seus companheiros, viajando em seguida ao passado para comentar o mesmo com o Superboy.

Assim que Ultra-Rapaz utiliza o Cubo do Tempo para voltar ao passado, o verdadeiro Ultra-Rapaz aparece avisando que seu sósia era ninguém menos que Camaleão, que usou suas capacidades de se transformar em qualquer coisa (no caso, no Ultra Rapaz) após ter enlouquecido ao ter contato com as jóias de Mordru.

Brainiac 5 e Relâmpago viajam até o passado para deter o enlouquecido Camaleão. Encontram o legionário preso pelo próprio Superboy que os tranquiliza indicando que está cuidando do caso de Camaleão. Quando os legionários, desencanados, voltam ao futuro, o "Superboy" revela ser Camaleão disfarçado. Consequentemente, o "Camaleão" desmaiado é uma espécie de disfarce por cima do verdadeiro Superboy, que está indefeso cheio de pedras de kriptonita no peito. A intenção do alterado e malvado Camaleão é concluir a vingança de Mordru, graças a influência de suas jóias.

Superboy, utilizando o pouco que ainda lhe resta de força, aspira todas as pedras de kriptonita e as cospe longe. Em seguida, agarra o Camaleão e o enterra vivo, até que o poder das jóias de Mordru abandonem seu colega.

Nenhum comentário: