domingo, 7 de março de 2010

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 64






- Adventure Comics 362 e 363 (Novembro e Dezembro de 1967)


Histórias:
* "The Chemoids Are Coming" - Escrita por Jim Shooter e Mort Weisinger, desenhada por Pete Constanza e Jim Shooter * "Black Day For The Legion" - Escrita por Jim Shooter e Mort Weisinger, desenhada por Peter Constanza e Jim Shooter

Mantis Morlo.

Cientistas malucos existem aos montes nos quadrinhos. E por mais catastróficas que suas ações podem parecer (no caso dos cientistas malucos "do mal"), sua figura sempre esteve ligada ao... fracasso. Mantis Morlo, apesar de ter dado certo trabalho a Legião é símbolo disso. Ou melhor, cópia de um símbolo disso. Morlo é absurdamente parecido (tanto visualmente quanto nos trejeitos) a um dos mais bizonhos cientistas malucos que já existiram: o Doutor Sivana, arquiinimigo do Capitão Marvel (Shazam!). E, como Sivana, Morlo se mostra o vilão afetado que sempre faz birra quando vai perder. Uma espécie de nerd mal da ciência.

Mantis Morlo não tem qualquer escrúpulo para realizar seus experimentos. A Legião é chamada para detê-lo justamente quando um de suas invenções ameaça poluir toda o planeta Terra. Acompanhado de uma espécie de andróide conhecido como Quimóide, que é capaz de alterar a própria estrutura química (tranformando-se em metal, pedra, madeira, etc), Morlo vê seu laboratório espacial ser destruído pelos heróis e jura vingança.

Em seguida, três planetas da Federação pedem socorro a Legião: Orando, um planeta que vive como se estivesse na Idade Média terrestre (e planeta natal da legionária Princesa Projectra), Daxam, planeta natal de Mon-El e Naltor, planeta natal de Sonhadora e Feiticeira Branca. Em cada um deles, a origem dos problemas é apenas uma: Mantis Morlo, que ataca com suas invenções poluídoras e que enlouquecem o meio ambiente de alguma forma.

Na verdade, a ameaça aos três planetas é apenas uma distração para que o vilão ataque seu verdadeiro alvo: a Terra. Ele pretende lançar uma espécie de míssil que fará com que os oceanos e rios peguem fogo até tornar o planeta uma pequena bola de cinza no espaço. E... de fato... é isso que Morlo vê acontecer!

Mas tudo não passa de um truque dos legionários, valendo-se dos poderes ilusionistas da Princesa Projectra e de um espião infiltrado, Camaleão, que tomou a forma de um Quimóide e acompanhou o desenvolvimento dos planos de Morlo. Desmascarado, o incompetente cientista do mal é preso pelos heróis.


Nenhum comentário: