sábado, 27 de fevereiro de 2010

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 56

- Adventure Comics 352 e 353 (Janeiro e Fevereiro de 1967)

Histórias:

* "The Fatal Five" - Escrita por Jim Shooter e Mort Weisinger, desenhada por Jim Shooter e Curt Swan
* "The Doomed Legionnaire" - Escrita por Jim Shooter e Mort Weisinger, desenhada por Jim Shooter e Curt Swan


Os Cinco Fatais.

Ao longo das publicações de suas histórias, a Legião dos Super-Heróis começou a acumular uma série de novos personagens, sejam eles heróis, vilões ou mesmo coadjuvantes. Mesmo assim, ainda faltava algum arqui inimigo que fizesse frente não só a um dos integrantes (como vinha se fazendo nos roteiros) mas a todos os legionários. Os Cinco Fatais surgiram com força suficiente para fazer frente aos jovens heróis. O mais interessante é que surgiram de uma forma pouco comum em se tratando de inimigos. Ao invés de simplesmente estrearem como ameaça... foram convocados para... ajudar os heróis! Ou, como diria uma das narrações da história: "você pode imaginar o FBI se unindo a Mafia?"

Dessa vez a ameaça é grande até mesmo para a Legião. Ela não só oferece perigo para o planeta... como para todo o Sistema Solar. Surge o Devorador de Sóis, uma criatura gigantesca que se alimenta de astros celestes e está em rota de "alimentação" com o Sol. Para tentar impedir o monstro, a Legião tenta localizar todo e qualquer herói espalhado pelo Universo. Mas, a busca não rende muito. Alguns estão distantes demais, outros ocupados demais com os problemas de seus próprios mundos e ainda há outros que estão pouco se importando (devorador de sóis no sistema solar dos outros é refresco).

Como não há heróis suficientes para ajudar... a Legião é obrigada a apelar para os vilões. Seleciona, então, cinco dos principais criminosos do Universo: Imperatriz Esmeralda, vilã que carrega o objeto místico conhecido como Olho de Ekron, que obedece a seus comandos e é capaz de disparar rajadas poderosíssimas; Mano, mutante alienígena que nasceu com um toque de antimatéria em sua mão direita, capaz de desintegrar até mesmo um planeta inteiro (como fez com o seu mundo natal - só pra ter uma idéia da maldade do indivíduo); Persuasor, espécie de guerreiro e mercenário dotado de um enorme machado capaz de cortar absolutamente tudo, em nível atômico de acordo com seus comandos; Tharok, criminoso que perdeu metade de seu corpo, que foi substituída por peças robóticas - é dotado de inteligência superior e faz o papel de líder do grupo de vilões; Validus, enorme criatura, pouco inteligente (e até infantil), que se enfurece com facilidade e dispara rajadas de energia de seu cérebro exposto. Curiosamente, esses vilões agiam isoladamente e foram reunidos pela primeira vez graças a convocação da Legião.

Tharok, arrogantemente, lidera tanto o seu pequeno grupo de aliados quanto os Legionários remanescentes. O vilão conduz o ataque do Devorador tanto em inovações tecnológicas quanto estratégicas. Sua primeira investida surte pouco efeito e a criatura se aproxima perigosamente do Sol. Como última esperança, Tharok cria um bomba especial que deve ser detonada no núcleo do monstro. Superboy, o mais poderoso dos presentes, se oferece para levar a bomba até o local correto. Mas o legionário Ferro, não aceitando que Superboy se arrisque, decide ele mesmo se lançar na missão suicida, rouba a bomba... e morre ao ser vaporizado pela explosão.

Resolvida a situação de forma tão dramática, os vilões decidem se unir para derrubar a Legião dos Super-Heróis. Estava criado o grupo que seria conhecido como Cinco Fatais. Mas, diferente de um sentimento de amizade que poderia uni-los, o quinteto de vilões se desentende já no primeiro ataque. Validus, criatura que até então era controlada pelo manipulador Tharok, mostra-se instável e se vira contra todos (legionários e fatais). Essa instabilidade é notada pela legionária Projectra, que vale-se do argumento de que Validus, ingenuamente, a tentava proteger do Devorador (algo como uma relação "a bela e a fera" versão Legião). As rajadas do cérebro de Validus contra o machado atômico do Persuasor faz com que os Cinco Fatais sumam da base da Legião, deixando o mistério do que aconteceu a eles.

Resta a Legião lamentar a morte do valoroso Ferro, que se sacrificou para salvar a todos... sejam eles heróis ou vilões.






Nenhum comentário: