domingo, 14 de fevereiro de 2010

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 51

- Adventure Comics 344 e 345 (Julho e Agosto de 1965)

Histórias:

* "The Super-Stalag of Space" - Escrita por Edmond Hamilton e Mort Weisinger e desenhada por Curt Swan
* "The Execution of Matter-Eater Lad" - Escrita por Edmond Hamilton e Mort Weisinger e desenhada por Curt Swan

Última história de Edmond Hamilton.

Edmond Hamilton divide a autoria dessa história em duas partes com um dos grandes nomes responsáveis pelos heróis da editora DC Comics: Mort Weisinger. Na verdade, essa parceria é uma troca na equipe criativa, sendo que Weisinger ficará por um bom tempo escrevendo as aventuras da Legião e tendo como desenhista Curt Swan, um dos principais desenhistas do Superman. Swan teria uma participação menos contínua que o escritor, mesmo assim desenharia a maioria das histórias que ele escreveu.

E... anteriormente... já falamos sobre criatividade? Pois bem...

Imagine que você é um escritor e, de repente, quer elaborar uma história ao estilo dos filmes de prisão. Essa história tem todos os elementos necessários: injustiça contra os detentos, diretores sádicos, torturas, execuções sumárias... Só tem um problema. Você escreve histórias de super-heróis futuristas, mais viradas para ficção científica.

Sem problema! Você é criativo, não é? Pois então... adapte sua idéia!

Os Legionários, ao tentar resgatar Brainic 5 de uma prisão espacial, acabam sendo presos também. Percebem que o local, além deles, têm como detentos vários supostos heróis ou pessoas com superpoderes, dignos da famosa seleção de novos legionários. Essa prisão é dirigida pelo vilão alienígena Nardo, que a criou justamente para deter heróis... perpetuamente.

A detenção é adaptada para conter todo e qualquer superpoder que possa surgir dentro de suas grades. Nem mesmo Superboy poderia escapar ileso, uma vez que existe uma espécie de raio concentrado de kriptonita para detê-lo. O local também se mostra um inferno, sendo que qualquer tentativa de fuga, revolta ou desobediência acaba na morte de algum herói.

O clima toma um rumo que faz com que o leitor até se esqueça que se trata de uma história da Legião. Há traições dentro do grupo de detentos, várias tentativas de fuga, resgate das mulheres do grupo, uma vez que existe uma detenção masculina e outra feminina... entre outros elementos desse gênero.
*
Mas, com tantos poderes reunidos, uma hora a combinação de forças (e um pouco de criatividade no uso delas) é suficiente para deter o vilão e seus guardas andróides. Na revolta final, onde a Legião usa seus pesos pesados (Supeboy, Ultra Rapaz e Mon-El), todos conseguem ser libertos, faltando apenas a música emocionante e os créditos subirem para ficar mais parecido com um filme de prisão. Como lembrança da aventura, Digestor, que é salvo da execução pelo Superboy, tem seu corpo parcialmente atingido por um estranho raio que o faz ficar... gordo. Tão gordo quanto o Saltador.

Nenhum comentário: