domingo, 14 de fevereiro de 2010

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 50

- Adventure Comics 343 (Abril de 1966)

Histórias:

* "The Evil Hand Of The Luck Lords" - Escrita por Edmond Hamilton e Mort Weisinger, desenhada por Curt Swan

A Legião Azarada.

Repararam como só tem acontecido coisa errada na Legião? Astron foi expulso. Garota Tríplice perdeu um de seus corpos. Até o Saltador perdeu seus poderes. E Relâmpago... o campeão de azar... perdeu o braço direito! Essa aventura fala justamente sobre isso. Azar!

Ao voltar de uma missão, Brainiac 5 e Solar atravessam uma nebulosa em forma de gorila, bem onde seria a forma das mandíbulas da criatura. Fazer isso, segundo a tradição, traz incrível azar (algo como passar embaixo de uma escada). Os dois heróis ignoram essa superstição. Mas a verdade é que, ao pousarem, Solar esbarra o braço em um comando errado no painel de controles e a nave faz um pouso desastrado. Nada acontece de mais fatal, além de Brainiac 5 desmaiar com o impacto e Solar quebrar o pulso. O civil que estava junto a eles (e que havia alertado para não passarem nas "mandíbulas" da nebulosa) nada sofreu devido a estar carregando um amuleto, uma pedra colorida em forma de estrela.

Depois disso, abre-se uma discussão onde cada um relata os costumes e superstições de cada planeta. Em um deles, por exemplo, ter uma casa com janelas traz azar pelo fato de que essa podem atrair maus espíritos para dentro (nesse planeta, ao invés de janelas, as casas têm periscópios, iguais aos de submarinos). Camaleão relata que, em seu planeta, existe uma espécie de rocha que não pode ser tocada pois traz muito azar. Proty, seu protoplasma de estimação, no intuito de demonstrar do que se trata, se transforma na tal rocha. Quando partem em missão, é justamente o Camaleão que, distraído, esbarra em uma ponte ao alçar vôo, quebrando o próprio ombro. Com isso estava iniciada a onda de paranóia do azar dentro da Legião.

Os legionários começam a lembrar dos últimos acontecimentos em suas aventuras e percebem que cada um deles fez algo que atrai azar, conforme o costume de seu respectivo planeta. Relâmpago, por exemplo, antes de perder o braço, lembra que desceu da nave com o pé esquerdo. Já a Dama Dupla (antes Moça Tríplice), antes de ver seu terceiro corpo morrer nas garras de Computo, lembra que se dividiu em três pela terceira vez no dia, algo considerado um sinal de má sorte em seu planeta.

A "Legião Azarada", acreditando estar sob alguma maldição, partem para o planeta onde existem mais das pedras em forma de estrela e descobrem que a população é aterrorizada pelos Senhores da Sorte. De fato, ao tentar derrotá-los os legionários sempre acabam cometendo algum movimento patético, que julgam ser mais de sua onda de azar.

Porém, um detalhe que os Senhores da Ordem não previam, é que animais não eram afetados pelos seus supostos poderes. Dessa forma, a Legião dos Super-Animais conseguem derrotá-lo e desmacará-lo, mostrando que não passam de alienígenas invasores que utilizam uma espécie de raio hipnótico que faz com que a vítima só veja o lado ruim dos acontecimentos, fazendo-a crer que está tendo uma fase de má sorte.

E, para o azar dos Senhores da Sorte, a Legião dos Super-Heróis descobre que a onda de azar não passa de mera superstição...

... Mas, por via das dúvidas, bata três vezes na madeira depois de ler esse artigo...

Nenhum comentário: