quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 7

- Action Comics 287 e 288 (Junho e Julho de 1961)

Histórias:

* "War Of The Superboys!" - Escrita por Jerry Siegel e desenhada por George Papp
* "The Knave From Krypton" - Escrita por Jerry Siegel e desenhada por George Papp
Dev-Em.

É bem verdade que a Legião dos Super-Heróis surgiu em torno do Superboy. Apesar do grupo, em parte, ter surgido inspirado nos atos heróicos do defensor de Smallville, ainda assim ele era apenas um integrante honorário do grupo (não é sempre que se podia estar no futuro...).

Mais adiante, a Legião necessitaria de um personagem que representasse alguém com poderes similares ao de Superboy. Nesse estilo, muitos seriam os heróis e personagens que surgiriam em suas histórias. Mas um deles era tão parecido que mais parecia um plágio consentido. Seu nome era Dev-Em. Apesar de Dev-Em ter uma trajetória complicada, seria reconhecido como um legionário no futuro. Mas sua estréia nos quadrinhos estava longe de mostrá-lo como o herói que se tornaria.

Dev-Em não só nasceu no mesmo planeta Krypton de onde veio o Superboy, como também morava na vizinhança do herói, quando este ainda era uma criança. A vizinhança, inclusive, bem conhecia a fama de Dev-Em, um jovem inconsequente e irresponsável, capaz de causar as mais variadas arruaças. Um delinquente, enfim. Escondia-se sob a falsa imagem de jovem brilhante e inteligente, quando na verdade roubava invenções tecnológicas de seus vizinhos, assumindo a autoria das mesmas.

Quando Jor-El, pai de Kal-El (Superboy), previu a explosão do planeta, Dev-Em tratou de usar o conhecimento roubado para criar uma nave que tiraria tanto ele quanto seus pais no fatídico dia. Após a explosão de Krypton, o jovem e seus pais, todos em animação suspensa, vagaram anos e anos pelo espaço, até o dia em que chegaram ao planeta Terra. Nessa época, a criança Kal-El, que havia chegado antes e foi criada por pais adotivos terrestres, já havia se tornado Superboy. Dev-Em, também um kriptoniano, sob o sol amarelo da Terra, também desenvolveu poderes similares ao garoto de aço e já arquitetava um ataque contra o herói.

Conseguindo capturar o Superboy, fez uso de uma máquina kriptoniana utilizada para enviar criminosos para a Zona Fantasma, fazendo com que ele se tornasse uma espécie de fantasma intangível e incapaz de interagir com o mundo, apesar de poder ver o que o vilão iria fazer. Dev-Em, com os mesmos poderes, disfarçou-se como Superboy e começou a vandalizar o planeta Terra, desacreditando o nome do herói. Após causar destruição suficiente, simplesmente devolve Superboy ao seu estado normal para que esse enfrente a ira do povo da Terra, que pensa que seu atual herói enlouqueceu. Com seu sadismo juvenil satisfeito, o delinquente usa seus poderes e leva a nave com seus pais para o futuro, onde encontraria com a Legião.

Superboy, que acaba tendo que encarar o desprezo do povo iludido, só consegue se livrar do problema graças a uma jogada do chefe de polícia local, que acreditou na fantástica história do kriptoniano delinquente que se passou por ele.
*

Nenhum comentário: