quinta-feira, 29 de outubro de 2009

THOR - Parte 129

- Thor 63 (Julho de 2003)

Histórias:

* "The Follower" - Escrita por Dan Jurgens e desenhada por Paco Medina

Catolicismo versus Asgardianismo.

A troca da arte de um título mensal, dependendo do substituto, como já disse antes, pode causar certa estranheza no leitor. A arte de Paco Medina, com certeza, é uma radicalização dessa regra, comparando-a com a arte de Ben e Ray Lai (que conseguem facilmente se adaptar ao título em poucos números). Mas o conto aqui apresentado, meio que a parte dos acontecimentos centrais, dão um tom de diferença e mostram que a arte de Medina destaca bem esse detalhe.

Um pescador, de criação católica (a ponto de sua irmã ser uma dedicada freira) tem sua fé abalada quando uma crise financeira bate a sua porta. Os mares não estão mais tendo a produção necessária de pesca e seu sustento está ameaçado. As contas começam a se acumular e ele nem mesmo consegue um empréstimo, uma vez que os bancos já sabem que os pescadores estão quebrados e poderão não quitar com seus compromissos. Nesse cenário,o pescador também vê o crescimento do asgardianismo, a nova religião que adora os deuses asgardianos e tem Thor como senhor supremo, levando inclusive amigos seus para a nova crença.

Suas preces, diante da urgência da situação, parecem que nunca são atendidas. Sua desesperada saída é levar sua embarcação em meio ao mar bravio, na esperança de que o seguro de vida possa suprir as necessidades de sua família. E justo nessa tentativa, Thor aparece e é responsável por um milagre: uma tempestade que é capaz de trazer a pesca novamente.

Diante do acontecimento, o pescador se pergunta sobre suas crenças, se elas talvez não estivessem erradas. Salvo pela grande carga de pesca trazida pela tempestade, ele se aproxima cada vez mais do asgardianismo.
*

Nenhum comentário: