domingo, 18 de outubro de 2009

THOR - Parte 118

- Thor 52 (Outubro de 2002)

Histórias:

* "Realization" - Escrita e desenhada por Dan Jurgens

A origem de Thialfi. Arte de Dan Jurgens.

Desde a nova fase de Thor, um novo personagem asgardiano surgiu do nada mas mostrou sua importância dentro do elenco coadjuvante. Mais que isso, a confiança que Thor lhe deposita chega a ser maior que a com seus companheiros de mais longa data, como Balder e Sif. Enfim... quem é esse tal de Thialfi?

Nessa história fechada, Dan Jurgens (que, além de escrever, decidiu desenhar como nos bons e velhos tempos) conta sobre a origem do personagem que introduziu, em um belo conto do passado de Thor e que esbarra no delicado tema das religiões e adoração a divindades.

Os vikings, adoradores dos deuses de Asgard, também eram conhecidos pela sua ferocidade. Thor, ainda jovem, aparece para os guerreiros após estes finalizarem uma batalha em uma aldeia. Mesmo diante dos pasmados vikings, uma das moradoras da aldeia recém massacrada mostra seu desprezo para Thor, por ser uma divindade de assassinos de inocentes. Intrigado, Thor decide visitar o campo de batalha para verificar sobre o que a mulher fala. Nem é preciso ir tão longe. Assim que vira as costas, a mulher é atacada por um viking, acusada de blasfêmia. Thor fica horrorizado e, carregando o corpo da mulher, vai até o local do massacre onde realmente encontra corpos de homens desarmados, mulheres e crianças.

Confuso, Thor indaga ao seu pai, Odin, o porque daquele insensato ataque em nome dos deuses asgardianos. Odin compreende a revolta de Thor, mas prefere se ausentar daqueles assuntos terrenos, justificando-se que é melhor para a humanidade tentar evoluir consertando seus erros por si mesmos.

Insafisfeito com a frieza de seu pai, Thor exige algum tipo de reparação naquele absurdo. Odin escolhe o filho da mulher morta e lhe dá poderes especiais, responsabilizando Thor em lhe dar um lar asgardiano. O garoto era Thialfi.

A história mostra Thor visitando o mesmo vale do massacre e responde uma pergunta interessante. Se os asgardianos eram deuses antigos, por que foram esquecidos no mundo moderno? Uma das explicações é justamente o afastasmento de Thor após o triste evento. Afastamento que durou tanto tempo, que a própria humanidade esqueceu-se dos deuses que adorava e esses, por sua vez, perderam a fé nos próprios homens a quem serviam de inspiração.
*

Nenhum comentário: