terça-feira, 29 de setembro de 2009

THOR - Parte 99

- Thor Annual 2000 (Março de 2000)

Histórias:

* "Final Confrontation" - Escrita por Dan Jurgens e desenhada por Jerry Ordway

* "Of Ashes and Defeat" - Escrita por Dan Jurgens e desenhada por Ladronn
O Julgamento de Jake Olson.

Antes de seguir sua jornada para impedir os planos de Thanos, Thor ainda tinha um assunto pendente. Na verdade, isso só foi possível graças a intervenção da doutora Jane Foster, que convenceu o próprio Odin de que a perseguição de Jake Olson tinha algo de estranho. De fato, Odin descobre que seu outro filho, Loki, estava envolvido em deixar o rapaz em maus lençóis com a polícia.

Odin avisa Thor para fazer uma pequena parada em Midgard (Terra) e impedir os planos mesquinhos de seu vilanesco irmão. Thor volta a forma de Jake Olson e ruma até um mercado onde um assalto está sendo feito por... Jake Olson! Acontece que esse segundo é uma personificação feita através da alma de Jake que estava exilada no Inferno. Quando o Jake "bom" consegue impedir o Jake "mau" (improvisando uma história de irmão gêmeo), Loki se desespera e entra no corpo do "mau" para dar cabo de Thor de uma vez por todas, que estava preocupado em atender o dono do mercado que acabou levando um tiro na confusão (lembrando que, como Jake, ele tem conhecimentos de um paramédico).

Quando o Jake "Loki" está para desferir um tiro no Jake "Thor" (estão acompanhando o raciocínio?), o próprio Odin intervem e dá o devido castigo ao seu filho rebelde. Já que Loki possuiu o corpo do falso Jake, condena-o a permanecer ali, como um mortal. preso no corpo em que está. Quando a polícia chega, o testemunho de Jane Foster e a ajuda do advogado Matt Murdock (que, em sua identidade secreta é o herói Demolidor. que foi posto a par da situação) fazem com que o "gêmeo mau" de Jake seja encarcerado em uma prisão, sem que saibam que Loki também está encarcerado naquele corpo. Já a alma do verdadeiro Jake é salva pelo próprio Odin de voltar ao Inferno.

Uma surpresa agradável dessa edição anual de Thor é a segunda pequena história desenhada pelo mexicano José Ladronn, contando um detalhe do plano de extermínio de Thanos, onde ele e o vilão Mangog destroem o planeta dos rigelianos. Tudo é narrado pelo andróide conhecido por Registrador.

Mas o que chama a atenção é a arte de Ladronn em si. Até então, era uma espécie de cópia intencional de Jack Kirby (que, nos anos 60, ajudou a criar a maioria dos heróis Marvel, inclusive Thor). Não chega a ser feia, mas serve mais como curiosidade. Nessa história ele opta por criar quadros de meia página, usando esse mesmo estilo... só que pintada. Isso dá um outro clima para os belíssimos desenhos, parecendo com os elaborados quadrinhos europeus de ficção científica.
*

Nenhum comentário: