sábado, 19 de setembro de 2009

THOR - Parte 88

- Thor 10 a 12 (Abril de 1999 a Junho de 1999)

Histórias:

* The Dark Wars Part I of IIII" a "The Dark Wars Part III of III" - Escrita por Dan Jurgens e desenhada por John Romita Jr.

Guerras Sombrias.

Para quem acompanhava as histórias de Thor a um bom tempo, a saga Guerras Sombrias pode parecer mais do mesmo. Novamente Asgard é dominada e destruída. Novamente há uma guerra para recuperar o reino dourado, regado por batalhas épicas. Novamente Odin se encontra em perigo. Novamente entidades estranhas invadem a cidade.

Mas há um motivo especial para que essa história seja melhor apreciada. É a volta do elenco asgardiano às histórias do deus do trovão. Odin, Balder, Sif, Fandral, Hogum, o volumoso Volstagg... bem... não tão volumoso quanto antes, mas não deixa de ser interessante ver uma versão magrela do enorme e desajeitado asgardiano que fazia parte dos três guerreiros amigos de Thor.

A história também explica o que aconteceu com Asgard e seus habitantes, dominada pelas entidades conhecidas como deuses sombrios, uma espécie de representação do que há de pior no universo. Se existe um deus do trovão, por exemplo, o que dizer de uma entidade que representa a corrupção? Ou uma que represente a sujeira? Interessante lembrar que, nessa linha de raciocínio, Loki, eterno inimigo de Thor e vilão de Asgard, não representaria exatamente algo ligado a maldade. Afinal, ele é o deus da trapaça, algo que, perante os outros deuses sombrios, seria um "mal menor". Ele, inclusive, é a única ausência sentida entre os asgardianos. Quem diria...

Os deuses sombrios dominam Asgard e desafiam Thor a enfrentá-los. O poder dos vilões é tamanho a ponto de Perrikus, um dos deuses, ser capaz de cortar o martelo encantado de Thor no meio. Separado de sua arma, o herói volta a se transformar no mortal Jake Olson e rasteja pelos esgotos de Asgard até ser capturado e escravizado. Porém, graças a isso, consegue localizar o paradeiro dos três guerreiros, através de um magricelo Volstagg (sinal de que foi torturado por tempo demais).

Jake Olson é capturado mas, por achar que se trata de um ser inferior, Perrikus o joga próximo ao martelo despedaçado, que se refaz e transforma Jake em Thor. Este foge e pede ajuda a armadura Destruidor, que está exilado em uma dimensão distante. Juntos, e ainda com a ajuda de Hércules, o grupo consegue libertar os asgardianos e salvar Asgard.
*

Nenhum comentário: