terça-feira, 1 de setembro de 2009

THOR - Parte 71

- Thor 495 a 502 (Fevereiro de 1996 a Setembro de 1996)

Histórias:

* "In Mortal Guise" - Escrita por William Messner-Loebs e desenhada por Geof Isherwood

* "Doin' the Zodiac Rag" - Escrita por William Messner-Loebs e desenhada por Mike Deodato Jr

* "Thor Must Die" - Escrita por William Messner-Loebs e desenhada por Oclair Albert, Luke Ross e Frank Toscano

* "Life Preservation" - Escrita por William Messner-Loebs e desenhada por Dante Bastianoni, Mike Deodato Jr e Pino Rinaldi

* "Ludwig's Children" - Escrita por William Messner-Loebs e desenhada por Mike Deodato Jr

* "Sunlight and Shadows" - Escrita por William Messner-Loebs e desenhada por Mike Deodato Jr.
* "Out of the Blue" - Escrita por William Messner-Loebs e desenhada por Mike Deodato
* "Putting on the Bear Shirt" - Escrita por William Messner-Loebs e desenhada por Mike Deodato Jr

William Messner-Loebs e o fim da revista Thor.

O tiro de misericórdia. Depois de décadas apresentando histórias do deus do trovão, a Marvel cancela a revista do Thor no 502º número do título (lembrando que ele começou com o nome de Journey Into Mystery). Essa foi a morte da revista. A do personagem ainda viria no fim da saga "Massacre", onde os heróis da Marvel enfrentam uma grande ameaça nascida na revista dos mutantes X-Men.

O escritor William Messner-Loebs já havia feito sucesso na parceria com o desenhistra brasileiro Mike Deodato Jr na revista da Mulher Maravilha (na editora concorrente, DC Comics). Essa parceria se repete aqui meio que aos trancos e barrancos. Alguns dos últimos números de Thor foram desenhados por outros artistas como, por exemplo, o também brasileiro Luke Ross. Mas os leitores ainda lembravam da fase em que Deodato mostrou seu traço na fase de Warren Ellis. Isso e o fato de Loebs estar envolvido (e em parte também pelo fato de Deodato ainda estar ligado ao título), fizeram com que o desenhista empurrasse com a barriga as aventura de Thor até, literalmene, o fim.

Loebs engrenou tanto no clima de fim de uma revista que destruiu praticamente todo o mundo do personagem. Mostra, por exemplo, uma Asgard totalmente em ruínas,com seu povo escravizado por gigantes de gelo. O todo poderoso Odin virou um mero mendigo vagando pelas ruas de Nova Iorque e mais preocupado em encher a cara. Não que estivesse totalmente desmemoriado, mas ciente de seu fracasso para com o reino dourado e caducando com o passado. Thor chega a libertar seu povo, mas a destruição de Asgard foi tamanha que vai levar tempo para se reerguerem. Isso levando em conta que são imortais...

A última história da revista Thor mostra o encontro do herói com Red Norvell, aquele "Thor mitológico" criado por John Buscema e que tomou o lugar do "Thor Marvel" por um tempo. Hela, a deusa da morte, aparece para o deus do trovão como se fosse uma mensagem de mau agouro (e era). Mas logo desaparece, deixando uma dúvida no ar. Afinal, o que viria a seguir seria algo que não era exatamente uma morte... ainda que fosse o fim de uma vida. A deusa da morte, no entanto, acabou levando uma vítima para seu reino: a revista.
*

Nenhum comentário: