segunda-feira, 17 de agosto de 2009

THOR - Parte 58

- Thor 408 e 409 (Outubro e Novembro de 1989)
Histórias:

* "There Dwells A Monster" - Escrita por Tom DeFalco e desenhada por Mike Mignola

* "To Fight The Unbeatable Foe" - Escrita por Tom DeFalco e desenhada por Mike Mignola

Mike Mignola.

O inconfundível traço estilizado do desenhista Mike Mignola sempre deu um clima sombrio a todas as histórias com sua presença. É interessante notar como sua ilustrações passam um clima de ambiente fechado e seus personagens parecem ter sido criados em um circo de horrores, tamanha as bizarrices que aparentam. Seu talento, inclusive, chamou a atenção também do cinema, tanto em criação de visuais fantásticos quanto na transposição para a telona de seu "filho" mais querido: Hellboy.

E por falar em Hellboy...

Mignola desenhou esse pequeno Conto de Asgard (série que voltou algumas edições passadas, contando lendas do reino dourado), mostrando como Thor enfrentou, ainda jovem, uma horda de trolls e uma ameaça em comum chamada Uroc, monstro criado a partir do mesmo material que seu martelo encantado, o metal uru.

O curioso é que o tal Uroc (e os trolls em geral) tem um visual muito parecido com o que seria Hellboy no futuro, com supostos chifres "limados" em sua cabeça. Há, claro, influência do trabalho passado de Jack Kirby, principalmente em histórias de grandes monstros na década de 60. Mas aqui vemos que Mignola cozinhou em Asgard o que seria seu principal sucesso anos depois.

Nenhum comentário: